Qual o Valor dos Resíduos Orgânicos?
De forma assustadora, atualmente os resíduos orgânicos ainda são tratados com descaso, sendo considerados pela maior parte da população como “lixo” e misturados com outros materiais para o mesmo fim (os aterros sanitários).
Mas as coisas estão avançando, embora muito lentamente. Já há uma definição clara que divide o termo “lixo” entre “resíduo” e “rejeito”. Resumindo, o “resíduo” ainda pode ser reutilizado, reciclado ou compostado enquanto o “rejeito” realmente não temos como reaproveitar.
Isso torna mais claro o entendimento de que o “lixo orgânico” é, na verdade, “resíduo orgânico”! Se tratarmos os restos de comida, cascas de frutas e afins como “resíduo”, fica mais claro que eles devem ser compostados e transformados em fertilizante, enquanto se considerarmos como “lixo”, ele continua sendo destinado a aterros sanitários, fazendo um grande mal ao meio ambiente, gerando poluição do ar, terra e água.
Cabe a cada família e empresa a consciência desta diferença e a ComposTerra está aqui para o tratar de forma mais sustentável e regenerativa os resíduos orgânicos.
Comparando os processos onde os resíduos orgânicos são submetidos à compostagem com a destinação a aterros sanitários, a imagem ao lado ajuda bastante a entender os impactos.
E aí? Vamos melhorar nossos hábitos e fazer um mundo melhor?